domingo, 5 de junho de 2011

Leis de Newton-Força Resultante

Força Resultante- Quando várias forças actuam sobre um corpo, cada uma delas exerce um efeito nesse corpo. O resultado dos efeitos de todas as forças é igual ao de uma única força chamada de força resultante. 
Nas seguintes figuras podemos observar como se somam forças e se obtêm a força resultante para 3 casos diferentes


CASO 1: 


Resultante de duas forças com a mesma direcção e o mesmo sentido 
   Quando duas forças (F1 e F2) actuam com a mesma direcção e sentido num corpo, a força resultante (FR) tem a mesma direcção e sentido das forças e a sua intensidade corresponde a soma de F1 com F2.

CASO 2: 

Resultante de duas forças com a mesma direcção mas sentidos opostos


Quando duas forças (F1-azuis e F2-rosas) actuam com a mesma direcção e sentido oposto, a força resultante (FR) tem a mesma direcção, sentido igual ao da força de maior intensidade e a intensidade da força resultante corresponde à diferença das duas forças que a compoêm.


CASO 3:

Resultante de duas forças com direcções diferentes.


Quando duas forças com direcções diferentes (F1 e F2) actuam num corpo, a direcção da força resultante é calculada geometricamente pela regra do paralelogramo, como pode ser observado. A sua intensidade se as direcções fizerem um angulo de 90º será determinada pelo Teorema de Pitagoras.








Componentes electrónicos

Componentes electrónicos- São dispositivos muito pequenos que funcionam normalmente com corrente contínua de baixa intensidade e também baixa diferença de potencial.


Como podemos observar na figura seguinte, são vários os componentes usados nos circuitos electrónicos e cada componente electrónico tem uma representação simbólica, universal e funções especificas.




Aceleração


Aceleração- É a grandeza que nos indica como varia a velocidade à medida que o tempo decorre. Para calcular o valor da aceleração média, utiliza-se a seguinte expressão: 



a=valor de aceleração
V= Velocidade final
V0=velocidade inicial
t=tempo final
t0= tempo inicial


A primeira formula transforma-se na segunda, sempre que o tempo inicial é 0s
As unidade S.I para a aceleração é m/s2