domingo, 27 de março de 2011

Potência e Energia Eléctrica

Potência e Energia Eléctrica- São grandezas que representam a energia necessária ao funcionamento de um receptor durante um período de tempo.


POT= potência elétrica
Eel= Energia Elétrica
Delta t= Período de tempo



Como dizíamos, resistência eléctrica é uma propriedade característica de todos os materiais, propriedade essa em que os materiais apresentam mais ou menos dificuldade à passagem de corrente de eléctrica. Então,podemos dizer que os materiais de baixa resistência eléctrica são os que permitem melhor passagem da corrente eléctrica e designam-se por condutores eléctricos



Propriedades dos condutores:





- Quanto maior o comprimento de um condutor, mais resistência eléctrica ele vai oferecer à passagem de corrente eléctrica, ou seja, num condutor mais comprido haverá mais dificuldade em circular a corrente eléctrica.
- Quanto maior espessura de um condutor, menos resistência eléctrica ele irá oferecer à passagem de corrente eléctrica, ou seja, num condutor com uma secção maior (mais diâmetro), mais fácil será circular a corrente eléctrica.


ps: com base nas propriedades acima referidas, o melhor condutor será o cabo preto. 

Resistencia eléctrica- O que é?

Resistência eléctrica- Por definição chama-se resistência elétrica de um condutor ao quociente da diferença de potencial entre seus extremos pela intensidade de corrente elétrica correspondente. (Lei de Ohm)





"Quando se faz luz"?



Como se sabe,  a corrente eléctrica só pode passar desde que estejam satisfeitas duas condições:
-  existir um gerador (neste caso está presente uma pilha) ;
- o circuito estar fechado.
Ora, vamos meter a cabeça a pensar: 
Imagina que num circuito  em série, uma das lâmpadas se funde ou é simplesmente desenroscada.
Visto que a corrente só tem um caminho por onde passar, e ele inclui também as próprias lâmpadas, ao ser retirada uma delas o circuito deixa de estar fechado e passa a estar aberto, deixando portanto de passar corrente pelo que a outra lâmpada, que continua instalada e operacional, também se vai apagar. 



Resultado: AQUI NÃO SE FAZ LUZ!!!


Se procedermos do mesmo modo num circuito em paralelo, os factos observados já serão diferentes.
A corrente tem agora dois percursos alternativos, o que significa que não vai poder passar por um deles, mas poderá passar pelo outro. 
Isto é, o circuito está interrompido num dos caminhos, mas está fechado no outro e, assim, a lâmpada que continua instalada e operacional, neste caso, vai continuar acesa. 



Depois destas reflexões, é fácil concluir que, em nossas casas, a instalação está montada em paralelo, pois se assim não fosse, de cada vez que se fundisse ou retirássemos uma lâmpada, o circuito completo deixaria de receber corrente e todos os aparelhos e lâmpadas se apagariam e desligariam.

Circuitos em série vs Circuitos em paralelo

Tal como foi apresentado nos vídeos anteriores, para a construção de cada um destes tipos de circuitos, é necessário:


1-uma fonte (pilha)
2-dois ou mais receptores (lampadas) 
3-um interruptor 


No caso do circuito em série, corrente eléctrica atravessa sucessivamente as duas lâmpadas, uma após a outra - diz-se que as duas lâmpadas estão associadas em série; a corrente eléctrica atravessa sucessivamente as duas lâmpadas, uma após a outra - diz-se portanto que as duas lâmpadas estão associadas em série.












No caso do circuito em paralelo, a corrente eléctrica vai-se dividir pelas duas lâmpadas, estando cada uma delas ligada a ambos os pólos da pilha (negativo e positivo) - as lâmpadas dizem-se agora associadas em paralelo.







Circuitos em paralelo

O seguinte vídeo, apresenta um circuito em paralelo , onde é possível visualizar que neste tipo de circuitos existe mais do que um caminho à passagem da corrente electrica.


Circuitos em série

O seguinte video apresenta a construção de um circuito em série, que, permite visualizar que só existe um único caminho para a passagem da corrente eléctrica como aprendido na aula.